domingo, 26 de janeiro de 2014

O que é abordagem e como fazer?

Abordagem, fim ou início do sucesso!

O que é abordagem?
Abordagem é provocar um contato direto ou indireto, para infinitas finalidades. Paquera, venda, puxar assunto e fazer amizade, pedir informação, etc. Aqui, vamos falar mais de vendas.

Nos dias de hoje somos abordados a todo o momento, dentro e fora da Internet, mesmo indiretamente. No final das contas, somos abordados muito mais do que imaginamos que fomos. Um panfleto ao passar por uma rua comercial, alguém que precisa de alguma informação, uma mensagem pelas redes sociais, entre outras tantas.

 Com tantas faces, como passar para nossa equipe, apenas uma definição exata para abordagem?

Simples, consiste em provocar um contato, o caminho deve ser o mais natural, rápido e eficiente possível. Cada um tem uma facilidade maior, assim como habilidades. Dessa maneira, devemos ficar preparados e saber aproveitar as oportunidades com essa importantíssima ferramenta.

Conheça os 5 passos necessários para uma boa abordagem:

1)      Preparação – se você não souber exatamente o que fazer, não terá sucesso.
2)      Conhecimento – sem conhecer  produto/serviço/ideia que quer apresentar, não terá sucesso
3)      Atenção – não só ás oportunidades de contato a sua volta, como para o perfil do abordado.
4)      Iniciativa – sem ação, nada acontece, não pode ter medo de falar com pessoas. Comece com familiares e amigos até se sentir seguro para uma abordagem fria.
5)      Assertividade – Ser objetivo é muito importante para acertar. Desenvolva seu poder de síntese para uma abordagem limpa. Prepare um script e treine esse e todas as objeções que você possa imaginar. Uma boa dica é anotar, fazer uma lista de todas as objeções que receber. Isso fará de você, uma fera das prospecções, economizará seu tempo e lhe trará mais resultados positivos.

ü  Na preparação você deve se antecipar as possíveis situações, como por exemplo, ser cortado por uma ligação no celular do seu prospecte. Já imaginou que 10 minutos de conversa podem ir por água abaixo?
Uma dica é já começar a abordagem trocando cartões, sempre lembrando que é mais importante pegar os contatos do que deixar os seus. Nunca se sabe se a pessoa vai perder,  já você, vai guardar com muito carinho para um próximo contato. Prepare-se, antecipe situações, ambientes, troca de contatos e todas as dificuldades que você pode enfrentar.

ü  O conhecimento não é importante, é fundamental. É preciso  falar com as pessoas de forma segura, firme, de modo a passar informações pertinentes. Não é preciso falar muito, mas falar o suficiente, e sempre, menos que o que se ouve.

ü  Atenção aos sinais, a postura das pessoas diz muito. Se um trecho da conversa chamou mais atenção, se está assimilando bem, se está de fato interessada, etc. Cruzar os braços, por exemplo, é um sinal de total desinteresse, se isso acontecer, tente mudar a conversa de rumo ou finalizar para um novo contato em outra oportunidade. Não se incomode, a pessoa pode apenas estar passando por um mal momento. Lembre-se que nas mais diversas situações do cotidiano, podemos iniciar uma prévia abordagem ou até mesmo uma sondagem, pra que no momento mais propício, possamos nos aproximar e iniciar um contato.

ü  A iniciativa também é fundamental, sem ela, não adianta ser a pessoa mais bem preparada do mundo. Tome cuidado com a lenda do “eterno estudante”, aquele cara que conhece tudo, sabe tudo mas não coloca nada em prática. A Iniciativa também se faz presente na hora de acompanhar o desenrolar da sua abordagem, não deixar o assunto esfriar é necessário e decisivo para não perder o fio da meada. Você precisa de um posicionamento (resposta)  do seu prospecte, coloque dia e hora para isso acontecer e faça contato. Se não acontecer o fechamento, remarque e ligue ou esteja presente no dia e hora marcada. Só não pode sair deixando fios soltos por aí, lembre-se que seu concorrente pode aproveitar seu trabalho e simplesmente arrematar essa costura. Pense nisso!

ü  A assertividade ser faz necessária nas negociações de modo geral, uma vez que as tentativas e pensamentos vão convergindo para que seus resultados melhorem com a experiência que se adquire.

Ainda com relação a abordagem, existem maneiras de deixar a conversa fluir, uma dica é fazer perguntas objetivas, onde não caiba sim ou não como resposta. Exemplo:

Posso passar para te mostrar?  [ errado ]
Quando posso passar para te mostrar?   [ correto ]

Você gostou?  [errado ]
O que você achou?  [ correto ]

Tenha sempre em mente que ao fazer a abordagem você não é sempre o que sabe mais, sempre existe espaço para o aprendizado.  Mas em contrapartida você é a melhor pessoa que mais conhece o seu produto/serviço/ideia, então, estará em vantagem, use com propriedade, pensando em solucionar eventuais problemas do seu cliente, mais do que vender o que você tem. Uma consultoria de vendas é mais que uma venda pura e simples, afinal, se eu quero comprar uma mesa, pesquiso preço e vou onde escolhi, foi eu que comprei e não o vendedor que me vendeu. Mas se não soubesse exatamente o que queria, bastava apresentar minhas necessidades para o vendedor e confiar que ele me venderia solução que mais combinaria com meu estilo e bolso.

Seja persistente,  os “nãos” que você receber, devem ser encarados como uma forma de crescimento, preparação e melhoria. Pode nem ser definitivo, afinal, nem  toda abordagem segue uma sequencia lógica, com começo, meio e fechamento, em alguns casos, as pessoas precisarão de um tempo para avaliar sua proposta. Se comprometa com uma ligação posterior afim de demonstrar que você tem o que a pessoa procura e está disposto a sanar todas as dúvidas, até que você tenha um “não” definitivo ou o negócio fechado (lembre-se que você está no comando das ações).

Por fim, pela minha experiência, posso te dizer que para uma abordagem de sucesso, é preciso:
Estudar seu publico algo, ler/assistir vídeos relacionados ao seu produto, se questionar sobre objeções que teve sobre seu produto nas últimas abordagens, dar atenção aos outros ao falar e ao ser questionado (nunca diminua o valor de uma pergunta, responda todas de bom grado, afinal, quem conhece o produto é você, o cliente não tem obrigação).  Transmita confiança, com firmeza e gentileza em tudo que fala.
Não fale o que não sabe, nem prometa o que não pode cumprir (não é defeito ou fraqueza, dizer que não sabe mas vai se informar e depois responde, pelo contrário, é sinal de humildade e de disposição real em ajudar).
Nunca deixe as pessoas sem respostas ou atenção por muito tempo.

Para finalizar, deixe sempre claro que a oportunidade que você apresentou, existe, talvez não esteja disponível por muito tempo, mas você estará a disposição sempre!

Tenha uma coisa em mente;
Se você fizer um trabalho satisfatório, terá um resultado satisfatório.
Se fizer um bom trabalho, terá um bom resultado.
Mas se comprometendo em fazer o melhor trabalho possível, terá um resultado crescente a cada experiência!

Ser eficiente é bom, mas ser eficaz é fantástico!
Bons negócios!

Fresley Chaves


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário :)