quinta-feira, 11 de junho de 2015

Como administrar conteúdos em grupos do Whatsapp


  • Pesquisa
Uma funcionalidade não muito usada para conversas individuais e também para administrar conteúdos trocados nos grupos, é a pesquisa (ou busca).

A pesquisa funciona para achar de forma rápida, um diálogo passado, basta usar a palavra-chave da sua procura. Parece óbvio para usuários mais atualizados, mas os iniciantes ainda são maioria.


Algumas vezes representada pelo ícone lupa ou apenas com as palavras "pesquisar" ou "busca", a pesquisa é um recurso que tem no Whatsapp, nos grupos do Facebook e  no seu email também.
Bem útil ensinar essa função aos membros de grupos grandes e movimentados no Facebook e no Whats.

Os resultados são ótimos, comprovamos isso em nossos grupos Incubadoras de Consultoras (onde iniciamos as Consultoras da nossa equipe, em todo Brasil).

  • Armazenamento

Recomendo que se suba as mensagens para seu e-mail diariamente ou a cada dois dias. No assunto desse e-mail, use palavras para se organizar na hora de buscar um diálogo.
Exemplo: Junho2015 - Semana1
(Sem espaço mesmo para não aparecer zilhões de emails com essas palavras.)

Depois apague as mensagens, isso evita ocupar memória do celular e te ajuda a aproveitar os conteúdos trocados, até para consultas posteriores.


  • Moderação do conteúdo
Você que é administrador, peça sempre para que membros cuidem para postar o que valha a pena ler.
Textos, dinâmicas, vídeos e fotos que façam do grupo uma ferramenta produtiva e realmente interessante. Tudo que tenha a ver com o tema do grupo.

Ideal evitar correntes
Mensagens de alertas (tipo crime, greve, política, etc)
Mensagens desnecessárias (bom dia por exemplo é bom, mas se o grupo tem 100 membros, haja paciência para tanto aviso sonoro. Pode prejudicar o trabalho dos membros ocupados.)

Sabemos que tem 2 perfis de membros, os que gostam e os que não gostam de agito no whats. Uma solução é você ter 2 grupos com o mesmo tema, mas um para cada perfil e separar os membros.
O trabalho é o mesmo e faz mais sentido. Você não vai querer te membros desligando a notificação e muito menos saindo do seu grupo.


  • Motivação é bom, mas exagero é chato

Ah, em caso de motivação funciona mais se for com suas palavras, por mais simples que sejam, sempre toca mais que uma imagens ou slides, pode acreditar!


  • Publique as regras
Não se pode chamar atenção de alguém por fazer aquilo que não sabia que não podia ser feito. Uma forma de se prevenção de problemas, é sempre, de tempos em tempos ou ao entrar um X de novos membros, poste as regras do grupo.

No mais, converse com as pessoas, contribua positivamente, não queira só aplausos, saiba aplaudir também e cresça junto, em grupos ;-)

#tamojunto
Thielle Felix

facebook.com/thielle
youtube.com/thielle
instagram.com/thiellefelix ( @thiellefelix)

Um pouco da nossa equipe presente na Convenção Nacional 2015 - Falta muita gente na foto, devem estar experimentando os lançamentos nos estandes das marcas ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário :)